Com a corda ao pescoco - Uma visita a aldeia das mulheres girafas.

Mulheres girafas: ha anos que sonho em conhecer esta tribo. Muito antes de ingressar na universidade, muito antes de comecar a desbravar este planeta. Ha mais de 20 anos que sonho em conhecer este povo que tanto me fascina. 
Tudo comecou quando andava na escola e vi um documentario sobre uma tribo, algures no Myanmar, onde as mulheres se enfeitavam com aneis pesadissimos de metal, em volta do pescoco. Nunca esqueci essas imagens e, agora na Tailandia, resolvi rumar as aldeias das montanhas para as conhecer. 
Esta tribo e originaria da Birmania, antiga Myanmar, mas como povoavam as regioes montanhosas controladas pelos rebeldes e com bastantes disturbios com os militares, foram obrigadas a fugir e procurar refugio no norte da Tailandia. 
Para os aldeaos a sobrevivencia nao era facil. Nunca foram reconhecidos com legalidade pelo governo tailandes e as populacoes locais tambem nao os viam com bons olhos. A vida num pais estranho era cada vez mais dificil. Os homens trabalham essencialmente na rizicultura e as mulheres auxiliam-nos nas tarefas agricolas e cuidavam das casas. No entanto, a imagem da tribo sao os enormes aneis de metal dourado que usam em volta do pescoco e abaixo dos joelhos. As raparigas comecam a coloca-los bem cedo e a medida que os anos vao passando vao acrescentando elos.
Loucura? Muitos poderao pensar que sim, mas eu nunca ousaria ter esse tipo de pensamento. A identidade cultural de um povo e aquilo que melhor o define. Se aos nossos olhos nos parece barbaro e porque estamos a olhar com "lentes erradas". Sinal de beleza para elas e para a comunidade, os aneis tambem tem uma utilidade pratica: visavam defender as mulheres dos ataques mortais dos tigres. Hoje, os tigres estao praticamente extintos e as mulheres girafas seguiam o mesmo destino. 
De repente, algo mudou para elas, mulheres, e para elas, tribos. O turismo. Descobriram que os turistas pagavam para fotografa-las, para ve-las, para as conhecer e para as compreennder. Foi entao que uma tradicao que se estava a perder ressuscitou. As aldeias ganharam dinamismo, a economia local comecou a florescer e as raparigas mais jovens sentem-se agora tentadas a continuar uma tradicao milenar. 
O governo da Tailandia, esse continua sem reconhecer a populacao destas tribos como habitantes do seu pais. Estranho e que arrecadem tanto dinheiro que provem do turismo de Mae Hong Son, cidade que serve de base para a visita a estas aldeias.
Para muitos, este tipo de turismo e como visitar um jardim zoologico humano. Para mim, esta muito longe disso. Trata-se de valorizar a diversidade e identidade cultural de um povo, trata-se de preservar tradicoes ameacadas, trata-se de promover crescimento economico em areas desfavorecidas. Se o turismo trara aspectos negativos? Concerteza que sim, mas se nao fosse o turismo, estas tribos ja ca nao estariam para mostrarem ao mundo que "Somos todos diferentes mas todos iguais", mesmo para os olhos mais cepticos.

Etiquetas: